Chocolate (derreter e temperar)

Atualizado: 1 de Nov de 2019

Desmistificando este tema

Como derreter e temperar chocolate

Derreter e Temperar


Os únicos segredos: não esquentar demais e, depois de derretido, esperar esfriar para usar! ​

E como saber (sem termômetro)? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Derreter: A melhor forma de ter certeza de que não esquentou demais é: Quando o chocolate estiver QUASE todo derretido, tipo 3/4 da quantidade, está bom! O restante vai derreter no próprio calor do todo! (Na última foto da pra ver o ponto de parar).

Uso micro-ondas e acho seguro e fácil! Com o chocolate picado, o segredo é ir de pouquinho em pouquinho. E tem que testar, pois depende da quantidade de chocolate, do quão picadinho ele está e da potência do micro-ondas!

Então, não coloque 30s de uma vez só! Comece com 15 ou 20s, mas não passe de 30! Não gosto de banho maria pois acho que dá mais trabalho e se cair uma gota d’água no chocolate, ele já era!

Temperar: Temperar o chocolate significa "escolher os cristais certos para ele se solidificar", em uma forma bem simplificada, isso significa deixar esfriar antes de deixa-lo solidificar.

Agora que o chocolate derreteu, ele precisa esfriar para ser usado! Pode fazer banho maria gelado, colocar na geladeira um pouquinho ou só esperar! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Para saber o ponto, pode colocar um pouquinho de chocolate no pulso e tem q ter a sensação de frio! Não pode ser morno! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ A química que explica isso é bem legal! Para os engenheiros ou só curiosos: http://bjft.ital.sp.gov.br/artigos/html/busca/PDF/v7nu158a.pdf

⠀⠀⠀⠀⠀⠀ E está pronto para usar! para fazer cobertura de frutas secas ou de qq coisa, ovo de Páscoa, barrinha de nuts!

24 visualizações

Nome da Empresa: Fit com Chocolate
Endereço Comercial: Rua Humberto de Campos, 382
 CEP: 22430-190, Rio de Janeiro
CPF/CNPJ: 31.792.284/0001-92
Data estimada de entrega dos produtos: 5 dias úteis